terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hoje chegou uma saudadezinha da rua onde em menina me tornei adolescente e vivi uma paixão linda pelo vizinho das traseiras , o  Manecas, mais velho uns "largos" anos, que coisa louca, mas que só de pensar nele, adormecia  e me deixava  levar em sonhos de muitas cores a um reino longínquo, bem longe daquela rua, para lá dos seus cheiros, brigas das peixeiras que por ali andavam e do barulho das pessoas passando na calçada.  Claro que este Manecas nunca soube do meu bem querer por ele...A adolescência era linda...

Esta rua me deu alegrias, tristezas e amizades que hoje recordo com o coração cheio de saudade.

Os pregões aqui eram parte do dia e da vida dos seus habitantes. O vendedor da fava-rica, o vendedor de brinquedos de lata e bonecas de papelão... Amendoins enfiados num cordel e rebuçados de côco....  Sinto o cheiro de tudo isto...

No Carnaval havia cortejo de mascarados que à noite geralmente estavam todos detidos na esquadra 25, pois a maluqueira era muita, mas o pessoal vivia a vida tal como ela surgia e sem mais nada a alegria saltava pelos olhos e corações dos foliões...
E nos santos populares? enfeitava-se a rua com papelotes feitos de papel de todas as cores e cola de farinha de trigo...

Havia "robertos" (marionetas) que tinham uma mulher que batia desalmadamente no diabo e uma cabra que fazia equilíbrio em cima de uma lata...

 Como era engraçado o tempo de menina que fui, nestas alturas, pois outras houve que sombras menos coloridas de tristeza o meu coração envolveu, tudo fazendo parte de um crescimento que me tornou a mulher que sou, assim meio louca, meio ingénua, acreditando que o Amor habita em todos os corações...

A minha rua era linda!

1 comentário:

Tite disse...

Oi Avó Rita!
Será que temos a mesma idade?
Brincadeirinha...
Claro que no meu tempo de menina e moça os cheiros e sons eram idênticos e tudo era vivido intensamente pois as novas tecnologias não existiam e os sentimentos eram isso mesmo... sentimentos e sentidos apurados.

Adorei este texto que me trouxe à memória muita coisa boa pois naquela altura era feliz e não sabia.

bjs